25 anos de Internet

À data de hoje, a Internet comemora 25 anos desde o seu aparecimento.  A 23 de Agosto de 1991, há um quarto de século, a Internet abriu pela primeira vez “as portas” ao público. Pela mão de Tim Berners-Lee, o pai da Internet, chegou a maior ferramenta de pesquisa, a maior fonte de conhecimento e uma parte fulcral da vida de todos, sem a qual hoje não se concebe a vida como possível.

Embora hoje seja quase considerada um “bem de primeira necessidade”, a Internet nem sempre foi o que agora é. A World Wide Web nasceu no seio da comunidade científica, passando ainda pela esfera da defesa da potência norte-americana, e, por fim, chegou ao grande público.
Em boa verdade, foi só em 1990 que se ouviu pela primeira vez falar de “Internet”. E, um ano depois, estava acessível a todos. [Fonte: tek.sapo.pt]

Como são feitas as ligações à Internet por todo o mundo

A Internet, embora pareça ser invisível mas não é. Sabia que existem cabos no fundo do mar que ligam uns países aos outros para que estes possam ter ligação à Internet?

cabos submarinos de Internet

Para visualizar com mais pormenor por onde andam os cabos submarinos no mundo de ligação à Internet, cliquem aqui.

Como são instalados os cabos de ligação à Internet nas profundezas do mar?

A instalação dos backbones(cabos) submarinos é feita de maneira diferenciada. Obviamente, o contato humano é bastante limitado devido às dificuldades que o ambiente oferece. Por isso, a primeira etapa do trabalho é realizar uma cuidadosa avaliação dos locais que receberão os cabos. O caminho deve ser o mais plano possível, não contando com fendas, oscilações de terreno ou possibilidades de tremores que possam influenciar de maneira negativa na qualidade do sinal.


Leave a Reply